JornalCana

Cana de açúcar: safra deve ultrapassar a média anual

A Paraíba já produziu 2.724.920 toneladas de cana-de-açúcar na safra 2009/2010. A informação é da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). Os números são referentes à produção até o final de fevereiro deste ano e equivale a 95% do total da produção dos associados da entidade e acionistas. A meta é ultrapassar a média anual de 3 milhões de toneladas.

Setor sucroalcooleiro emprega mais de 70 mil empregos diretos e indiretos Foto:Assessoria do Ministério Público De acordo com a assessoria de comunicação da associação, o processo de moagem foi iniciado em julho e, provavelmente, será finalizado no final do mês de março. Do montante já processado junto às unidades industriais do estado, 1.798.447 toneladas, o equivalente a 66% foram produzidas pelos mais de 1.500 fornecedores ligados à Asplan e as outras 926.473 toneladas (34% da safra) foram produzidas por acionistas de usinas.

Raimundo Nonato Siqueira, presidente da Asplan, ressaltou que “em virtude do tranqüilo andamento da moagem e do pequeno quantitativo de matéria prima a ser processada ainda, é bastante provável que essa safra, caso não atinja a estimativa de produção esperada, pelo menos chegue bem próximo de 3 milhões de toneladas de cana”, afirmou.

A cana dos fornecedores da associação é processada em nove unidades sucroalcooleiras da Paraíba. Além delas, alguns associados moem sua produção em duas usinas, sendo uma do Rio Grande do Norte (Baia Formosa) e outra de Pernambuco (Olho D´água).

A Paraíba detém a terceira maior produção de cana-de-açúcar do Nordeste, a frente do Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí. O estado perde somente para Alagoas e Pernambuco, que são tradicionalmente os maiores produtores da região. (Tatiana Brandão)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram