Mercado

Cana-de-açúcar RB com mais variedades

A partir deste ano, o setor sucroalcooleiro pode contar com novas variedades de canade-açúcar República do Brasil (RB). As cultivares, que são mais produtivas e resistentes a doenças e pragas, têm material genético testado em diferentes ambientes de produção de regiões canavieiras, explicou o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Walmar Correia de Andrade.

Além de Pernambuco, as pesquisas que resultaram nas novas variedades foram feitas nas universidades federais de Viçosa (MG), São Carlos (SP), Alagoas e no Paraná. Atualmente, 60% da área plantada com cana no Brasil é cultivada com variedades RB.

Das 13 espécies que foram liberadas quinta-feira, cinco são de propriedade da Universidade Federal de Alagoas – RB931003, RB931011, RB951541, RB98710 e RB99395. As duas primeiras, mais rústicas, são tolerantes a estresses hídricos, e as três últimas são precoces, ricas em açúcar e de elevada produtividade.

Além dessas, uma é de propriedade da Universidade Federal de Viçosa, duas da Federal Rural de Pernambuco, duas da Federal de São Carlos, e três da Federal do Paraná.

Para o professor, a expectativa é que o leque de variedades de cana aumente nos próximos anos, na esteira do crescimento do setor sucroalcooleiro.

Correia de Andrade explicou que produtores interessados nas variedades liberadas quinta-feira deverão procurar as universidades. “Técnicos visitarão as propriedades para avaliar as condições e indicar as variedades mais indicadas”, explicou. (Com agências)

Banner Revistas Mobile