JornalCana

Cana-de-açúcar pode sofrer queda

A produção de cana-de-açúcar da safra 2010/2011 de fornecedores independentes na Paraíba deve sofrer redução ou quebra de safra na ordem de 15% a 20% em relação a 2009/2010. Este tipo de plantio responde por 35% do volume total da cana produzida no estado. Os números foram divulgados ontem pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) que relacionou a queda da produtividade ao período de redução de chuvas na Paraíba. Os índices pluviométricos no período de abril e junho ficaram abaixo da média.

Este tipo de plantio responde por 35% do volume total do canavial no estado Foto: News/Assessoria & Comunicação/Divulgação./D.A Press O presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, afirmou que a retração na safra era esperada pelos produtores de cana-de-açúcar. Ele frisou que por conta disso a associação buscou o pagamento da subvenção concedida pelo Governo federal visando socorrer os produtores prejudicados com essa quebra na produção.

A previsão de redução da produção não inclui a cana-de-açúcar produzida pelas usinas, que corresponde a 65% do total de matéria-prima produzida na Paraíba. “A produção de cana do Norte de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte sofreu uma queda em função da redução das chuvas”, argumentou Raimundo Nonato. Ele acrescentou que nos meses de julho e agosto choveu satisfatoriamente nestas localidades, mas não deu para recuperar todos os prejuízos.

A Asplan informou a cana dos fornecedores filiados à entidade se classificam em grandes produtores (acima de 10.000 toneladas), médios (de 5.000 a 10.000 toneladas), pequenos (de 1.000 a 5.000 toneladas) e micros (até 1.000 toneladas). A safra é processada nas nove unidades sucroalcooleiras da Paraíba, sendo que uma trabalha apenas com a fabricação de açúcar (Agroval), duas fabricam álcool e açúcar (São João e Monte Alegre) e seis produzem apenas álcool (Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel).

Além dessas nove unidades industriais, os associados ainda moem sua produção em outras duas usinas, sendo uma no Rio Grande do Norte (Baia Formosa) e outra em Pernambuco (Olho D´água). O processo de moagem da cana-de-açúcar produzida na Paraíba começou em agosto e deve terminar em fevereiro de 2011.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram