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Cana-de-açúcar no supermercado na Alemanha

Na pacata cidade de Waltershausen (10.917 habitantes), na região da Turingia, Alemanha, a filial o supermercado Tegut decidiu oferecer mandioca e cana-de-açúcar por ocasião da páscoa. “Desta maneira proporcionamos aos nossos clientes uma possiblidade de variarem seus menus durante a semana santa criando opções interessantes”, declara Triebke, a gerente da filial.

A rede empenha-se em mostrar aos clientes como tratar e preparar frutas e alimentos importados porém esbarra no fato que a variedade da oferta é muitas vezes maior que a experiência de sua equipe. “Realmente em relação à cana-de-acucar e mandioca sabemos pouco a respeito de suas possibilidades de preparo, o que nos dificulta o aconselhamento do público”, continua a líder da equipe.

Ainda que a cana-de-açúcar não tenha sido um sucesso de vendas, a iniciativa revela a disposição em adquirir novos hábitos e conhecer novos sabores do povo alemão. Isto demonstra que as chances a favor dos produtos brasileiros poderiam crescer à medida em que nos dispusermos à apresentar nossos produtos e a ensinar a clientela curiosa a saboreá-los.

* Daniel Coelho Barbosa – Poliglota e “thought leader” responsável pelo desenvolvimento de estratégias para inserção e posicionamento de biocombustíveis na União Europeia. Profundo conhecedor dos pontos de vista europeus e das questões sócio-políticas referentes aos biocombustíveis radicado no exterior há 20 anos. Articulador inter-setorial com boa penetração em governos locais em várias regiões da Alemanha. Primeiro jornalista brasileiro do setor de biofuels credenciado pela DFJV – Associção Alemã de Jornalismo Especializado. Responsável inserção da PM de Nova Mutum no comitê técnico da norma ISCC, o 1º standard alemão de sustentabilidade em Jan.2010.

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