JornalCana

Cana-de-açúcar é destaque da agricultura brasileira

A Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela também que o milho foi o produto que mais sofreu com os problemas climáticos e a crise econômica que marcou os negócios no campo em 2009.

A produção de cana chegou ao recorde de 671,4 milhões de toneladas, com alta de 4% em relação ao ano anterior. O valor de produção dessa cultura aumentou 16% de um ano para o outro, enquanto para a agricultura brasileira, em geral, houve queda de 5,3%. O analista da pesquisa, Carlos Alfredo Barreto Guedes, disse que o bom desempenho foi influenciado, sobretudo, pelo aumento dos preços do açúcar no ano passado, em consequência da queda da oferta do produto no mercado internacional.

Além disso, ele lembra que o preço em alta do etanol no mercado interno, por causa do aumento da frota de automóveis bicombustíveis, também estimulou os produtores e pressionou a cotação da cana. “Se não fosse a crise, o crescimento teria sido ainda maior, já que as turbulências levaram, com a restrição de crédito, ao adiamento da implantação de várias usinas no País”, observou. O Estado de São Paulo, maior produtor nacional, concentrava 57,9% da produção (388,9 milhões de toneladas) dessa cultura no ano passado, com alta de 0,7% ante 2008.

No caso do milho, as duas safras do produto somaram 50,6 milhões de toneladas, com queda de 14% ante o ano anterior. Segundo Guedes, o recuo na produção foi provocado pela redução da demanda externa pelo produto, que frustrou as expectativas brasileiras de exportações, elevando os estoques e deprimindo os preços.

Em termos gerais, a PAM mostrou que o valor da produção agrícola nacional em 2009 foi de R$ 140,8 bilhões, menor em quase R$ 8 bilhões (-5,3%) na comparação com o ano de 2008. Segundo o IBGE, o recuo no valor da produção se deve, basicamente, à menor produção de milho (-13,9%), café (-12,8%), algodão herbáceo (-27,3%), trigo (-16,1%) e soja (-4,2%). Além disso, segundo a pesquisa, produtos como milho, feijão, café e trigo tiveram preços inferiores, no ano passado, aos do ano anterior.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram