JornalCana

Cana 4.0: saiba como a transformação digital puxa a produtividade

Confira tecnologias agrícolas bem-sucedidas da Atvos, Bevap, Raízen e Vale do Paraná

A busca para alcançar e manter a produtividade de 3 dígitos é constante e para chegar ao objetivo a tecnologia é um recurso indispensável. Ao passo que grupos e usinas de cana estão investindo pesado no conhecimento e de como a transformação digital puxa a produtividade da cana-de-açúcar. A seguir elencamos quatro exemplos consolidados nos Grupos Atvos e Raízen e nas Usinas Bevap e Vale do Paraná, que pertence aos Grupos Pantaleon, com sede na Guatemala, e Manuelita, com sede na Colômbia.

Monitoramento digital da lavoura
Vinchi, da Atvos

O Projeto Cubo, revolucionou as ações de CTT (Corte, Transbordo e Transporte) da Atvos. De acordo com Rodrigo Vinchi, diretor agrícola do grupo, o Cubo centraliza através de uma torre de controle de CTT processos fundamentas da lavoura. “Ele padroniza os processos, possibilitando um benchmarking interno e uma melhor integração entre as áreas agrícola e a indústria”, pontua Vinchi. Além disso, o Cubo permite que o gestor tenha uma visão completa do ciclo logístico, entre outros detalhes relevantes. O resultado é um modelo de integração “end-to-end”. Além de uma gestão integrada que permite uma profunda e rápida tomada de decisão estratégica e, por fim, maiores ganhos operacionais.

SAIBA MAIS > [Opinião] O presente é biológico
Automação da irrigação
Cantalogo, da Bevap

Sob o mesmo ponto de vista, a tecnologia aumenta os índices de produtividade do canavial. Alecio Cantalogo Junior, gestor operacional de produção agrícola da Bevap oferece mais detalhes, especialmente na irrigação. De acordo com ele a implantação do Sistema de Automação de Irrigação deverá até 30 de setembro interligar 98 pivôs de irrigação. “São altamente relevantes os ganhos que temos com automação. Conseguimos reduzir nosso custo com logística e aumentar a eficiência da irrigação. Tudo isso através de dados confiáveis, alertas e status da operação em tempo real com um sistema de fácil operação”, explica Cantalogo.

LEIA MAIS > Manejo integrado pode elevar produtividade da próxima safra para 3 dígitos
Controle para aplicação aérea de insumos
Noce, da Raízen

Na Raízen, maior processadora de cana-de-açúcar do Mundo, a tecnologia vem literalmente elevando a produtividade dos canaviais. O grupo tem várias iniciativas em agricultura 4.0, mas um dos que se sobressaltam é o sistema de controle para aplicação aérea de insumos. De acordo com Pedro Leal Noce, gerente de Inovação Digital da Raízen, o sistema trabalha duas etapas importantes: o pré-vôo, que faz um georeferenciamento e apontamento de áreas com restrições; e o vôo para aplicação precisa de insumos agrícolas. Graças a tecnologia a operação cobre uma área de 417 mil hectares com uma media de 89% de acerto. 

MAIS SOBRE O TEMA > Plantio de cana: saiba tudo sobre manejo biológico e orgânico
Gestão de operações e frotas
Esquit, da Vale do Paraná

Vicente Esquit, gerente Agrícola da Usina Vale do Paraná também celebra os resultados de produtividade e redução de custos obtidos através da tecnologia. A gestão de operações e frotas da usina segue um modelo estratégico tecnológico que visa otimizar os recursos agrícolas nas mais diversas operações agrícolas. Assim todas as operações seguem o conceito do uso racional dos insumos. O que resulta em maiores produtividades também na indústria.

A Vale do Paraná também se destaca no uso de Inteligência Artificial no MIP e manejo de  fertilidade e nutrição, com o uso de sistemas inteligentes para monitorar, prescrever e aplicar insumos e defensivos de forma precisa e localizada.

Benchmarking sobre essas e outras tecnologias da área agrícola

Cada um desses cases serão apresentados ontem (25/8), às 19h, em um painel virtual da Maratona CANABIO, considerado o mais completo evento sobre Manejo Biológico, Orgânico e Sustentável em Cana-de-Açúcar.

Para se inscrever é fácil, podendo participar de toda a programação ou escolher em quais painéis quer participar. Os inscritos assistem os webinares em ambiente virtual que facilita a interação com os palestrantes e demais participantes, e podem solicitar seu Certificado de Participação.

Acesse: www.canabio.com.br.

Patrocínio
  • Biotrop — Semeando biológicos, cultivando vida
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • Hover 500, a colhedora de cana da Jacto. Hover 500, feita para conquistar o seu canavial!
  • Koppert — Biológico é Koppert
  • Microgeo — Biotecnologia agrícola
  • Unifibra — Projetos especiais para irrigação agrícola

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram