JornalCana

Campus Araras da UFSCar realiza lançamento regional de variedades de cana-de-açúcar

O Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar (PMGCA), vinculado ao Departamento de Biotecnologia Vegetal (DBV) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras da UFSCar, realiza, no dia 8 de outubro, o Lançamento Regional de duas variedades de cana-de-açúcar, desenvolvidas em parceria com Rede Interuniversitária de Desenvolvimento do Setor sucroalcooleiro (Ridesa).

De acordo com Marcos Sanches, vice-diretor do CCA e diretor executivo da Ridesa, o Lançamento tem por objetivo apresentar, detalhadamente, as características técnicas de performance das novas variedades desenvolvidas pelo CCA e compará-las com as variedades atualmente comercializadas. Além disso, a intenção é apresentar as outras 11 variedades lançadas pela Ridesa. O evento contará com a presença de Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura e Ismael Perina Júnior, Presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana). O Presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) Eduardo Pereira de Carvalho e o Presidente da Ridesa Valmar Correia de Andrade, também são aguardados para a cerimônia.

Sanches informa que as novas RBs desenvolvidas pelo CCA (RB965902 e RB965917) são adaptadas aos climas específicos das diversas regiões de cultivo do País, são resistentes à nova praga “ferrugem alaranjada” e apresentam como diferencial a alta produtividade e ótima brotação, além de um excelente comportamento sob colheita mecanizada. A “ferrugem alaranjada” da cana-de-açúcar é causada por um fungo chamado Puccinia kuehnii, que afeta as folhas da planta, diminuindo a capacidade de realização da fotossíntese. A praga acarreta prejuízos aos produtores, pois, com sua eficiência fotossintética reduzida, a cana não consegue produzir sacarose em níveis satisfatórios. Recentemente, esta praga afetou plantações no interior do Estado de São Paulo.

Essas duas novas variedades desenvolvidas pelo CCA foram lançadas nacionalmente e liberadas para plantio no dia 25 de março deste ano, juntamente com as outras 11 novas variedades desenvolvidas pela Ridesa. O lançamento dessas novas variedades fez parte da comemoração do vigésimo aniversário de existência da Rede. A Ridesa foi inicialmente instituída por meio de convênio firmado entre sete Universidades Federais (UFPR, UFSCar, UFV, UFRRJ, UFS, UFAL e UFRPE) com a finalidade de incorporar as atividades do extinto Planalsucar e dar continuidade ao desenvolvimento de pesquisas visando a melhoria da produtividade do setor sucroalcooleiro. Atualmente a Ridesa conta com 31 estações experimentais, estrategicamente localizadas nos Estados onde a cultura da cana-de-açúcar apresenta maior expressão. Seus cultivares ocupam mais de 57% de toda a área plantada com cana-de-açúcar no Brasil.

As variedades desenvolvidas pela Universidade Federal do Alagoas (UFAL) têm como principal diferencial a tolerância à seca, além da excelente performance em solo arenoso. Já as variedades desenvolvidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentam alto teor de sacarose e alta sanidade às principais doenças. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) trabalhou com variedades que demandam baixa exigência em fertilidade do solo, alto teor de sacarose e maturação precoce. Já a Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveu variedades que apresentam alto teor de sacarose. Marcos Sanches afirma que o lançamento nacional destas 13 novas variedades de cana-de-açúcar foi uma contribuição significativa para que o Brasil continue a ser considerado uma potência na produção de energia renovável.

O lançamento regional será realizado no Hotel JP, localizado na Travessa Anhanguera, 306 – Subsetor Norte 2, em Ribeirão Preto (SP). O evento terá início às 9 horas com uma mesa-redonda que debaterá as perspectivas do setor sucroenergético, e segue, na parte da tarde, com as apresentações das características das novas variedades. Mais informações sobre a Ridesa podem ser obtidas no site www.ridesa.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram