JornalCana

Campinas sediará encontro de energia no meio rural

Discutir alternativas energéticas e o desenvolvimento sustentável

social, econômico, ambiental e energético no País é o principal

objetivo do 4º Encontro de Energia no Meio Rural – AGRENER 2002, que acontece de 29 a 31 de outubro, no Centro de Convenções da Unicamp.

Para os organizadores, o futuro energético mundial depende das fontes renováveis de energia, face às prioridades dadas, atualmente, ao petróleo, carvão e gás. Biomassa, gás natural, pequenas centrais hidrelétricas, álcool, eólica, solar e biodiesel são as energias alternativas mais limpas que estarão em debate na Unicamp, visando um futuro sustentável e de preservação ambiental. O evento discutirá o aproveitamento de outras fontes naturais, como calor, vento, bagaço da cana-de-açúcar e biomassa do eucalipto, como alternativas para uma política do setor e também de preservação do planeta.

O evento,promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – NIPE, terá a apresentação de 140 trabalhos, dois cursos na área de energia, um workshop internacional de células a combustível e uma feira de expositores.

Para o coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais

– Cori – da Unicamp, professor Luís Augusto Barbosa Cortez, organizador do evento, embora o Brasil tenha um número elevado de pessoas não atendidas, o consumo de energia é relativamente baixo se comparado com os padrões americano e europeu. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo é 7 vezes maior que o brasileiro e, na Europa, 4 vezes.É preciso dar a devida importância à energia, buscando fontes renováveis nacionais frente à crise energética, vivida em 2001, e a econômica, atualmente”.

Células a Combustível – No dia 31, último dia do AGRENER, acontecerá o 1o. Workshop Internacional de Células Combustível, organizado pelo Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (CENEH). O objetivo do workshop é verificar o estado da arte e as tendências em células combustível no Brasil e no mundo. Visa, também, estreitar os laços entre o meio acadêmico, governo e empresas brasileiras com projetos de P&D e aplicações de células a combustível, objetivando o intercâmbio de idéias sobre perspectivas, financiamento e oportunidades para essa tecnologia.

A programação do AGRENER 2002 inclui oito temáticas diferentes:

Eletrificação Rural, Financiamento do Investimento, Fontes Renováveis

de Energia: Biomassa, Hidroeletricidade, Solar, Eólica etc.; Fontes

Não-Renováveis de Energia: Petróleo e Gás; Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente; Tecnologia Apropriada, Novas Tecnologias, Conservação e Uso Eficiente de Energia; Planejamento Energético e Regulamentação do Setor de Energia.

Mais informações: www.unicamp.br/nipe/agrener2002 ou (19) 3788-5109, 3788-5111.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram