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Campanha do etanol completão se difunde pelo Centro-Sul

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A campanha publicitária “Etanol, o combustível completão,” lançada com foco no estado de São Paulo em novembro de 2012 e mantida ao longo de 2013, já chegou a mais três estados brasileiros onde o etanol tem preços vantajosos na comparação com a gasolina. A campanha agora atinge também consumidores do Paraná, Goiás e Minas Gerais.

O Paraná foi o primeiro a adotar a campanha, desenvolvida inicialmente para veiculação em São Paulo pela agência Borghi/Lowe para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A campanha destaca os impactos positivos do biocombustível de cana do ponto de vista econômico, social e ambiental. A decisão foi implantada em julho pela Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar).

Segundo o presidente da entidade, Miguel Rubens Tranin, a campanha desempenha um papel fundamental por reforçar para o público os impactos positivos do etanol: “É necessário destacar os benefícios gerados economicamente, no meio ambiente e também na saúde da população com o uso do biocombustível a base de cana. A campanha tem contribuído para essa mudança de conceito,” concluiu.

Em agosto, Goiás e Minas Gerais também adotaram a campanha por iniciativa das entidades de produtores de etanol, açúcar e bioeletricidade dos dois estados. André Rocha, presidente executivo dos Sindicatos da Indústria de Fabricação de Açúcar e de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), lembra que Goiás se destaca no cenário nacional como segundo estado produtor e consumidor de etanol: “A campanha é importante não só para estimular ainda mais o consumo, mas para deixar na memória as diversas qualidades do nosso produto, que é verde, renovável, eficiente e completão!”

Para o secretário executivo da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mario Campos: “A intenção da campanha é mostrar que o consumidor faz a diferença em relação ao meio ambiente ao colocar o etanol no veículo. Estudos indicam que o etanol reduz em até 90% as emissões de gás carbônico, comparado com a gasolina, e gera grandes benefícios sociais. Por isso ele é um combustível completo.”

Com um forte plano de mídia e diversas ações promocionais realizadas principalmente em postos de combustíveis, a campanha começou com foco principal em São Paulo, principal estado produtor e consumidor de etanol no País.

“Após a campanha, o consumo de etanol se estabilizou no final de 2012 enquanto o de gasolina caiu, e a demanda pelo biocombustível vem subindo gradativamente ao longo de 2013. É um resultado importante porque esta deverá ser uma safra de cana recorde no Brasil, a maior de todos os tempos, o que significa que a produção de etanol também será superior a do ano passado,” explica o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.

Segundo levantamento da UNICA em parceria com as entidades estaduais que representam empresas produtoras de etanol, a atual safra, que começou em abril e vai até dezembro, deve concluir com cerca de 590 milhões de toneladas de cana processada no Centro-Sul do Brasil. A produção de etanol deve superar os 25 bilhões de litros.

A campanha publicitária permanece no ar até o final do ano, priorizando as mesmas mensagens adotadas desde o início, com foco nos impactos positivos da produção e do consumo de etanol em larga escala para o meio-ambiente e o desenvolvimento econômico e social.

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