JornalCana

Câmara Setorial do Mapa destaca App para registro de trator a pedido da Feplana

O aplicativo ID Agro será lançado nesta sexta-feira (20)

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, grupo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) formado por entidades da iniciativa privada do setor, a exemplo da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), destacou durante a sua 47ª reunião, o anúncio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Mapa sobre o lançamento amanhã da plataforma ID Agro, desenvolvida conjuntamente para que os produtores rurais possam, gratuitamente, registrar tratores e máquinas agrícolas.

O sistema poderá ser utilizado pelo smartphone, baixando o aplicativo (App) pelo play.google.com disponível para Android, e somente depois para iOS e na web.

O App atende o pleito da Feplana feito ao então ministro em exercício do Mapa, Marcos Monte, em novembro de 2019, quando tratores foram apreendidos em Pernambuco, justamente pela falta do produtor de cana  ter como fazer o registro em um cadastro específico do ministério, ainda não existente na ocasião, mesmo já havendo uma legislação específica 13.154/2015 e a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (587/16).

LEIA MAIS >Campanha feita pela Usina Santa Vitória beneficia Hospital de Amor
Lima durante 47ª reunião por videoconferência, ontem

Alexandre Andrade Lima, que é presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool do Mapa e da Feplana, agradece ao Mapa e à CNA pela solução encontrada através do desenvolvimento do ID Agro que será lançado nesta sexta-feira (20).

O evento virtual de lançamento ocorrerá durante a programação do Agro pelo Brasil (agropelobrasil.com.br) e terá a participação do líder da CNA, João Martins, e da ministra, Tereza Cristina, entre outras autoridades.

Com o ID Agro, o trator passa a ter um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas. E segurança aos processos de financiamento e na contratação de seguro do equipamento. Ainda facilita as operações de crédito e venda já que a rastreabilidade estará garantida.

A plataforma também permitirá o registro de roubo e furto do trator. Pelo anúncio feito, até 20 de março de 2021, só agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, será possível registrar os antigos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram