JornalCana

Câmara debate relatório sobre benefício ambiental do biodiesel

Mesmo com as manifestações dos movimentos sociais do campo, que bloquearam desde a madrugada até as 12 horas desta quarta-feira, 16, as entradas do prédio do Ministério da Agricultura, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel conseguiu se reunir. O principal assunto discutido foi o relatório final sobre os benefícios ambientais do uso de biodiesel.

Leonardo Botelho Zílio, um dos coordenadores do estudo, destacou que o uso do biodiesel promove melhorias sensíveis na qualidade do ar respirado nos centros urbanos, bem como nas emissões de gases de efeito estufa. ´A emissão de materiais particulados e outras substâncias malignas à saúde do ser humano também são reduzidas´, disse.

Segundo o estudo, dependendo do porcentual de mistura, a mitigação de tais emissões pode chegar a 20% em relação ao diesel mineral, ´sendo um potencial efeito redutor de mortalidade, internações e tratamentos contra doenças diretamente ligadas à má qualidade do ar respirado´.

Os autores do trabalho estimam que mais de 400 milhões de quilos de sebo são utilizados na fabricação de biodiesel, volume correspondente a quase 20% da produção doméstica do resíduo dos frigoríficos. ´No caso do óleo de fritura, se mantido o ritmo de crescimento em relação a 2012, estima-se que sejam produzidos mais de 35 milhões de litros do biocombustível a partir dessa fonte em 2013´, relata o estudo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram