JornalCana

Caltec: uma história de iniciativa, evolução e empreendedorismo

Empresa pioneira no fornecimento de produtos com alta concentração de magnésio no Brasil

A trajetória, marcada pela busca por soluções, teve início no ano de 1946 com um pequeno forno de cal e a veia empreendedora da família Furquim. A empresa, inicialmente produtora de cal virgem e granilhas, não demorou para crescer. Em 1960, assumiu o mercado de corretivo de solo. O que a tornou reconhecida como uma das principais fornecedoras do produto no Paraná.

Na década de 1990, quando já alcançava 50 anos de história, a Caltec se renovou. Iniciou um novo ciclo de crescimento com a introdução da dolomita na siderurgia. Em 1997, investiu ainda mais em tecnologia e lançou a Clarisina®, para a clarificação do caldo de cana. Foi pioneira no fornecimento de produtos com alta concentração de magnésio no Brasil.

Determinada a manter qualidade, e prezar pela garantia de entrega ao setor sucroalcooleiro, a Caltec deu mais um passo rumo à expansão, no ano 2000, ampliou e modernizou seu complexo fabril.

Como iniciativa e evolução fazem parte da história da Caltec, em 2003 surgiu o Hidratec®. Resultado de pesquisa e investimento, o reator prepara e mantém todas as propriedades da Clarisina®. Projeto que culminou no prêmio CNI de Qualidade e Produtividade, concedido pela Confederação Nacional da Indústria, em 2004.

E o reconhecimento não parou por aí. No mesmo ano em que completou 60 anos de história, 2006, a Caltec recebeu o prêmio FINEP de Inovação Tecnológica. Em 2011, o compromisso com a qualidade e a padronização dos produtos e processos foi formalizado, com a certificação ISO 9001. Tanto na produção quanto no processo de mineração.

A preocupação com o bom atendimento e know-how técnico levaram a Caltec a ampliar seus negócios. Em 2014, nasce a divisão agrícola, focada no atendimento de grandes produtores de todo o país. No mesmo ano, inovou e ampliou o projeto Hidratec® com a criação do Skid. Equipamento personalizado, com a vantagem adicional de ser facilmente instalado na planta da usina.

O ano de 2015 também foi brindado com tecnologia, quando a empresa investiu no monitoramento por raio-X na linha de produção para garantir qualidade na seleção da matéria-prima. Em 2016, aos 70 anos, a inovação continuou, agora no setor agrícola. Melhorias implementadas no produto, tornaram o óxido agrícola da Caltec, único no mercado com garantia de aplicação fácil e segura.

Em 2019, recebeu o Prêmio Master Cana, na categoria Tecnologia & Inovação em Insumos Agrícolas. E em 2020, lançou a OJO, uma plataforma colaborativa de logística.

Detentora do status de maior empresa do setor no Sul do país, a Caltec prima pela inovação constante e se prepara para um novo ciclo. Em 2021, chega aos 75 anos de história e continua evoluindo. Apresenta novas mudanças: a reformulação da marca e a modernização da identidade visual.

O intuito é fortalecer os valores que conduziram a empresa até hoje, que se mostra cada vez mais sólida e com a certeza de que é a melhor naquilo que faz.

Esta matéria faz parte da edição de outubro do JornalCana.

Clique AQUI para conferir!

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram