JornalCana

Califórnia reconhece vantagem do etanol de cana-de-açúcar

O Estado americano da Califórnia atestou este mês a vantagem do etanol brasileiro na redução das emissões de carbono. De acordo com o representante-chefe da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) na América do Norte, Joel Velasco, o Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia (CARB) comprovou a redução na emissão de gases do efeito estufa proporcionada pelo etanol de cana, na comparação direta com a gasolina.

A decisão do CARB, anunciada no dia 23 de abril, aprova a regulamentação inédita de um Padrão de Combustível de Baixa Emissão de Carbono, ou LCFS. Na Califórnia, rodam cerca de 30 milhões de veículos, aproximadamente o mesmo número de toda a frota brasileira.

Velasco foi um dos palestrantes da conferência “Ethanol: The 2009 Market Dynamics”, realizada nesta quarta-feira (29), em Nova Iorque, pela F.O.Lichts. Ele frisou o papel histórico desempenhado pela Califórnia, por liderar o mundo ao estimular o uso de combustíveis de baixa emissão de carbono.

“Não podemos esquecer, porém, que qualquer avaliação realista das emissões de carbono causadas pelo cultivo de cana no Brasil precisa também refletir as políticas amplas que vêm sendo implantadas no País, como a eliminação gradativa da queima, ampliação da colheita mecanizada e a expansão da produção de bioeletricidade a partir da queima de bagaço”, disse.

A participação da Unica no evento aconteceu dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/Unica, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo. (com informações da Unica)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram