JornalCana

Caldeira aquecida a gás agiliza início de safra

A safra prevista para ter início nos primeiros 15 dias deste mês, poderia ser antecipada em até duas semanas se adotada uma nova tecnologia disponível no mercado para o aquecimento de caldeiras. Pelo processo convencional, as caldeiras precisam ser aquecidas a uma temperatura próxima a 500 graus centígrados para que toda a unidade industrial seja colocada em funcionamento. Um processo que usando bagaço de cana e cavacos de madeira precisa de um tempo em torno de 20 dias. Pelo novo processo, a caldeira é aquecida a gás, com rapidez, baixo custo e eficiência, garantem os idealizadores.

“O processo atual é eficiente, porém, de certa forma ultrapassado. O aquecimento a gás que desenvolvemos é mais rápido e limpo, além de representar uma economia de quase metade dos custos”, revela Isaac Kahn, diretor comercial da Heat Up, que desenvolveu o novo sistema. Por este novo processo o aquecimento ideal das caldeiras é reduzido para cinco dias. Isso significa que a maioria das usinas do Centro-Sul poderia estar começando a safra antes de meados de abril.

O novo sistema usa o mesmo equipamento existente na usina, acrescentando um sistema que injeta 24 horas por dia de gás e ar, que além de provocarem o aquecimento, geram pressão para toda unidade industrial. “O aquecimento é muito mais homogêneo em relação ao tradicional e otimiza a linha industrial, ganhando tempo na programação da safra, como já acontece na Usina São João de Araras, por exemplo”, finaliza Isaac Kahn.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram