Mercado

Café e etanol registraram forte queda na BM&F

Café e etanol registraram forte queda na BM&F

A melhora das condições climáticas nas principais regiões produtoras do Centro-Sul do país levou a uma forte queda das cotações do café em março na BM&FBovespa. Cálculos do Valor Data baseados nas médias mensais dos contratos futuros de segunda posição de entrega mostram que a retração em relação a fevereiro foi de 13,31%. Em relação à média de dezembro, o valor é 19,4% menor, e na comparação com março de 2014 a queda chega a 23,45%, o que sinaliza que o efeito “altista” provocado pela seca do ano passado se esvaiu.

Estoques elevados nas mãos de algumas usinas sucroalcooleiras, mesmo em plena entressafra, também fizeram o etanol registrar forte queda e perder a pouca gordura que tinha acumulado sobretudo depois da alta da gasolina no mercado doméstico. A cotação média do biocombustível recuou 8,21% em março na comparação com fevereiro, 3,3% em relação a dezembro e 4,32% sobre março de 2014, de acordo com o Valor Data.

Em linha com o comportamento observado na bolsa de Chicago, os futuros de segunda posição de entrega da soja encerraram o mês com variações negativas em todas as comparações – 1,83%, 5,67% e 28,57%, respectivamente, ao passo que o milho se descolou da curva observada na bolsa americana e subiu 1,31%.]

Das commodities agropecuárias negociadas na BM&FBovespa, a outra que subiu foi o boi, que atingiu um novo patamar recorde.

(Fonte: Valor Econômico)

Banner Revistas Mobile