JornalCana

CADE aprova aquisição de Porto pela Cosan

Estratégia da Companhia prevê novos investimentos em mineração e logística

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (3), a Cosan informa a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), para aquisição de 100% do TUP Porto São Luís S.A., empresa detentora de um terminal de uso privado localizado em São Luis – MA, pelo valor de R$ 720 milhões.

Segundo o comunicado, “em sequência à assinatura da proposta vinculante para aquisição de 100% do TUP Porto São Luis S.A. (“Porto”), a São Luís Port Company S.A.R.L., uma companhia do grupo China Communications Construction Company Limited (“CCCC”), acionista controlador do Porto, celebrou Contrato de Compra e Venda de Ações (“Contrato de Venda de Ações”) com a Cosan.”. A nota esclarece ainda que a operação permanece sujeita a aprovações societárias da CCCC, bem como de aprovações pelas autoridades chinesas competentes.

Com a assinatura do contrato, a Cosan dará seguimento ao fechamento parcial da operação, com a imediata aquisição da participação dos minoritários, representativa de 49% do capital do Porto, e adesão ao Acordo de Acionistas celebrado entre a companhia e a CCCC, que vigorará até o fechamento total da aquisição.

Também foi assinado um Memorando de Entendimentos para a construção do Porto, voltado ao escoamento de minério, com a Concremat e empresas do grupo CCCC. Os contratos definitivos para construção do porto São Luís ficam condicionados ao fechamento da aquisição de 100% das ações do Porto São Luís.

LEIA MAIS > Profissionalização da gestão: um caminho sem volta

A negociação faz parte de uma nova estratégia da Cosan, que através de uma estrutura de fundos de investimentos, investirá em novos negócios com recursos próprios e, eventualmente, também de terceiros.

Através de sua controlada Cosan Atlântico Participações Ltda, a empresa firmou um Memorando de Entendimentos Vinculante (MoU) com uma sociedade do Grupo Paulo Brito, fundador e controlador da Aura Minerals, empresa de mineração com foco em ouro e cobre, para a formação de uma joint venture para a exploração de minério de ferro, que deverá ser escoado pelo Porto.

Com início de operação previsto para 2025, o primeiro projeto mineral a ser explorado pela JV Mineração está localizado próximo a Paraupebas – PA, na região de Carajás, conectado ao Porto pela estrada férrea de Carajás. A exploração seguirá os mais altos padrões ambientais e de segurança, alinhados à estratégia de alocação sustentável de capital, suportada pelos princípios “EESG” do grupo Cosan.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram