JornalCana

C-Bond chega a 100,25% do seu valor de face e risco-país cai

O C-Bond, principal título da dívida brasileira no exterior, subiu mais 0,75%, chegando a 100,25% do seu valor de face ontem. É a primeira vez na história que o título supera o seu valor integral. Em outubro de 2002, logo após as eleições presidenciais, o C-Bond era negociado a 49% do seu valor de face. Já o risco-país chegou a 1446 pontos-básicos no começo de 2003.

De acordo com o coordenador da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, as empresas brasileiras deverão ter mais facilidade para negociar a rolagem das suas dívidas neste momento. Afirmou, também, que as decisões sobre novas captações devem acompanhar o bom-humor dos investidores com o Brasil. “Talvez as empresas esperem um pouco para ver se o risco-país diminui ainda mais”, explicou o economista.

Saiba mais sobre o C-Bond

Seu cupom, ou taxa de juros, é de 8% ao ano. Mas seu valor real está estritamente ligado ao deságio. Em 2002, por exemplo, chegou a valer 45% de seu valor nominal. Um dos períodos em que esteve mais em alta foi em 1997, antes da crise asiática. Valia 87,5% de seu valor de face.

Quando chega a 100%, como agora, é negociado sem deságio no mercado secundário, ou seja, na revenda. O resultado atual demonstra segurança do investidor internacional no título brasileiro. Desse modo, há a perspectiva de que o governo está plenamente apto a honrar seus compromisso, quitando dívidas contraídas a partir desses títulos. Segundo as regras de emissão do C-Bond, o Banco Central tem a opção de recomprar esse papel. No entanto, pode trocar esses títulos ou emitir ainda mais papéis, o que é mais comum em períodos de confiança no cupom brasileiro. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram