JornalCana

Bush vai propor metas para reduzir uso da gasolina

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu na terça-feira ao Congresso que estabeleça como meta a redução do consumo de gasolina no país em 20 por cento nos próximos dez anos, o que seria obtido com o aumento de quase cinco vezes do uso de combustíveis fabricados nos EUA, como o etanol.

Em seu discurso anual sobre o Estado da União, Bush também pediu padrões de eficiência mais rigorosos para o combustível.

Bush pediu aos parlamentares norte-americanos que juntem-se a mim na busca pelo objetivo de reduzir o consumo de gasolina em 20 por cento -o equivalente a 75 por cento das atuais importações de petróleo vindas do Oriente Médio.

A maior parte dessa redução viria de um significativo aumento no etanol, fabricado tanto do milho quanto de outras fontes.

`Temos que continuar investindo em novas formas de produzir etanol, usando desde aparas de madeira, pastagens, até lixo agrícola, disse Bush.

A estratégia `20 em 10 aprofunda um tema que Bush vem tratando em todos os seus discursos do Estado da União, desde 2001: reduzir a dependência dos EUA pelo petróleo importado. No ano passado, o presidente surpreendeu a muitos ao dizer que o país estava viciado em petróleo.

Em seu discurso, Bush também classificou as mudanças climáticas globais como um “sério desafio, que deve ser enfrentado com tecnologia.

Ele também pediu um maior uso de veículos híbridos e de energia produzida com fontes que não emitam carbono, como eólica, solar e nuclear.

Tanto Bush quanto o Congresso estão dando crescente importância à questão da `segurança energética, o que incentiva a adoção de combustíveis de fabricação local, como o etanol, em substituição ao petróleo.

Atualmente, 60 por cento do fornecimento de petróleo para os EUA é importado.

Bush pedirá especificamente ao Congresso que eleve para 132,5 bilhões de litros até 2017 a meta de uso de combustíveis renováveis, e que aumente o alcance deste programa de modo a incluir combustíveis como etanol de celulose, biodiesel e metanol. Só isso, segundo a Casa Branca, já atingiria cerca de 15 por cento do consumo anual de gasolina dos EUA.

O resto da redução viria de uma reforma nos padrões de eficiência dos automóveis, o que poderia representar uma economia de 32,2 bilhões de litros de gasolina até 2017, de acordo com as fontes oficiais.

A lei atual exige que até 2012 sejam acrescidos à gasolina 28,4 bilhões de litros de combustíveis renováveis. O consumo de combustíveis renováveis deve atingir essa meta antes do prazo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram