JornalCana

Bush e Lula assinam acordo de cooperação tecnológica

O presidente dos Estados Unidos George W. Bush e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assinaram na sexta-feira, dia 9, um acordo de cooperação tecnológica destinado a desenvolver combustíveis alternativos e a reduzir a dependência dos Estados Unidos das importações de petróleo da Venezuela, cujo presidente é Hugo Chávez, um grande crítico do governo Bush.

“Se você depende de petróleo importado, você tem um problema de segurança nacional”, disse Bush, em São Paulo, cidade que foi a primeira escala em sua viagem de seis dias à América Latina. “Depender de combustíveis importados significa que você depende das decisões de outros países.”

A parceria em biocombustíveis entre os EUA e o Brasil, os dois maiores produtores mundiais de etanol, também se destina a ajudar a reduzir a poluição e a melhorar as economias dos dois países.

O Brasil, país que é a maior economia da América Latina, é o único exportador mundial de grande porte de etanol, e as remessas totais de etanol originárias do Brasil deverão mais do que triplicar dentro de oito anos, num momento em que a produção supera a demanda interna, segundo o ministro da Agricultura do Brasil. O Brasil e os EUA respondem por mais de 70 por cento da produção mundial de etanol.

“Outros países querem compartilhar a experiência do Brasil”, disse Lula, acrescentando que evitar a utilização de combustíveis fósseis ajuda a combater o aquecimento global.

Cana-De-Açúcar

Os produtores rurais do Brasil aumentaram suas áreas de cultivo da cana-de-açúcar para atender à disparada da demanda por etanol, disse ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na manhã de sexta-feira, Bush visitou uma instalação da Petrobras Transporte SA, divisão da Petróleo Brasileiro (Petrobras).

O desenvolvimento de combustíveis alternativos oferece benefícios políticos aos EUA, ao Brasil e a seus aliados e funciona como contrapeso à reserva de petróleo da Venezuela, que é a sétima maior do mundo, e a Chávez. Cerca de 10% do total de petróleo bruto importado pelos EUA em dezembro passado, ou 1,04 milhão de barris/dia, vieram da Venezuela, segundo dados do Departamento de Energia norte-americano.

Após o anúncio conjunto de Lula e Bush, Chávez disse que o acordo é mais uma investida para beneficiar os norte-americanos. “Esse é o plano de Bush”, disse o presidente venezuelano na residência presidencial do dirigente argentino Néstor Kirchner. “Eles querem substituir a produção de alimentos para poderem sustentar seu ‘American way of life’.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram