JornalCana

Broca da cana causa estragos no campo

No último sábado (22/10) os técnicos da MBF Agribusiness se reuniram para debater os estragos financeiros causados pela Broca da cana. Jair Pires, diretor e técnico da MBF, explica que constantemente a empresa se depara com o desconhecimento ou descaso de muitos gestores agrícolas quando o assunto é pragas na lavoura. Atualmente a MBF mantém parceria com grande laboratório de controle biológico e, em conjunto, atuam no controle econômico e operacional no combate das pragas nas lavouras.

Segundo estudo da Embrapa, para uma produtividade de 80 toneladas por hectare, as perdas ocasionadas pela broca – para cada 1% de intensidade de infestação – são de 616 quilos de cana, 28 quilos de açúcar e 16 litros de álcool, aproximadamente. “Com base nesse estudo, simulamos alguns índices de perdas e valorizamos os produtos com preços atuais de mercado interno. Chegamos a uma perda de R$ 324,40 reias com 1% infestação. Há unidades que monitoramos, atualmente, em que esse índice é de mais de 6%, ou seja, perda de R$ 1.946,40 por hectare”, fiz ele.

Pires enfatiza que atualmente o combate biológico, que não tem custos elevados, é indicado e possibilita a recuperação financeira ao longo do tempo, segundo publicação do boletim MBF.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram