Mercado

Brenco anuncia construção de poliduto

Em reunião com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, ontem, os executivos da Companhia Brasileira de Energia Renovável (Brenco) anunciaram o projeto de implantação de um poliduto em Mato Grosso.

Os executivos explicaram que o projeto foi feito pensando no significativo aumento da produção do etanol no país e a questão da logística do transporte do combustível, que terá sua produção escoada pelo trecho de Alto Taquari (MT) -Santos (SP).

De acordo com o projeto, o poliduto, com conclusão prevista para outubro de 2011, terá 1.164 km de comprimento, com nove estações de bombeamento (10.900MWh/mês) e oito terminais com 440.000 m³, sendo que cinco serão utilizados para coleta e três para entrega.

O poliduto, com investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões, tem capacidade para transportar oito milhões de metros cúbicos de etanol por ano, sendo que aproximadamente quatro milhões serão destinados a exportação.

“A presença do poliduto será responsável pela diminuição do trânsito de 250 caminhões, por dia, nas rodovias brasileiras, reduzindo os acidentes, engarrafamentos e emissão de gás carbônico”, destacou o diretor de logística da Brenco, Adriano Dalbem.

Para o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, a implantação do poliduto em Mato Grosso representará também a atração de grandes investimentos para o Estado. Ele destaca que o projeto contemplará não somente as usinas da Brenco, fixadas no Estado, como o de outras grandes empresas, como a Cluster Bioenergia, que será instalada no Vale do Araguaia. “É a garantia de desenvolvimento para aquela região”, destaca.

Além da apresentação do projeto do poliduto, os investidores aproveitaram para expor a situação do Grupo, atualmente, e os planos a serem concretizados no Brasil, atingindo Mato Grosso.

Banner Revistas Mobile