JornalCana

Braskem inaugura planta de eteno verde nesta sexta-feira (24)

A Braskem inaugura oficialmente nesta sexta-feira (24), no Polo Petroquímico de Triunfo, RS, sua planta para fabricação de etano. O insumo, produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, matéria-prima 100% renovável, é transformado em polietileno, batizado de “plástico verde”, primeiro do tipo com certificação mundial.

A terceira unidade da Braskem no estado exigiu investimentos de R$ 500 milhões. A planta já opera desde o dia 3 de setembro, com capacidade de produzir até 200 mil toneladas por ano do material. É a maior unidade do mundo a produzir eteno em escala industrial com uso de cana-de-açúcar. A nova fábrica fica ao lado da Planta 2 da Unidade de Petroquímicos Básicos da Braskem.

Da produção total na nova unidade, 75% já foram comercializados, principalmente para mercados da Europa, Estados Unidos e Ásia. De acordo com o vice-presidente da Braskem, Manoel Carnaúba, o eteno verde processa o etanol e o único efluente gerado pela fábrica é a água. “A implantação do projeto confirma o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do setor petroquímico brasileiro e do Rio Grande do Sul”, acrescentou Carnaúba.

O plástico verde retira mais carbono da atmosfera do que emite ao longo do ciclo de vida, desde o cultivo da cana até a reciclagem pós-consumo. Entre a cordos firmados pela Braskem estão o Grupo Toyota e a gaúcha Acinplas. A demanda deste produto no mundo é de 600 mil toneladas por ano, três vezes maior que a capacidade da planta da Braskem.

Contudo, segundo o diretor de Empreendimentos da Braskem, Guilherme Guaragna, a procura pelo produto pode fazer a demanda crescer para 1,2 milhão de toneladas. A empresa estima que o projeto consuma 470 milhões de litros de etanol por ano. Com 29 plantas no Brasil e nos EUA, a Braskem produz mais de 15 milhões de toneladas do material e outros produtos petroquímicos anualmente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram