JornalCana

Brasil vai pedir que EUA antecipem fim da taxa sobre açúcar

O Ministério da Agricultura vai pedir aos Estados Unidos que antecipem a “desgravação” (extinção) das taxas cobradas para importação de açúcar e de álcool. O governo brasileiro deve apresentar até dia 15 de junho na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) tal pedido.

Em uma primeira etapa de negociação os Estados Unidos haviam proposto eliminar tarifas de 65% das exportações de produtos industriais da América Latina e de 56% dos produtos agrícolas no dia em que entrar em vigor o acordo de criação da Alca, o que deve ocorrer apenas em 2006, sendo que para o Brasil a data da desgravação seria 2016.

Dos 12,6 bilhões de litros de álcool que o Brasil produz por ano, 500 milhões são exportados; de 22 milhões de toneladas de cana, 13 milhões de toneladas vão para fora do país.

Em resposta, o Ministério da Agricultura informou que o Brasil poderia incluir o trigo americano na lista de produtos que deverão ter a alíquota de importação (hoje em 10%) zerada a partir de 2006. (Diário do Grande ABC)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram