JornalCana

Brasil vai importar 600 milhões de litros de etanol para contornar crise no setor

A crise no setor sucroalcooleiro, causada especialmente pela seca na região Sudeste, levará o Brasil a dobrar as importações de etanol na safra 2014/2015. De acordo com informações da consultoria Datagro, aproximadamente 600 milhões de litros do combustível terão de vir de fora, principalmente dos Estados Unidos. Do total, a região centro-sul deverá importar 180 milhões de litros, e o Norte/Nordeste outros 420 milhões.

A efeito de comparação, na temporada passada as importações do centro-sul chegaram a 60 milhões de litros, enquanto as do Norte/Nordeste somaram algo em torno de 250 milhões de litro – números significativamente menores. A explicação para o aumento está na questão da estiagem, que levou a uma quebra da safra e comprometeu seriamente a moagem de várias usinas.

O interessante, explica a Datagro, é que as importações maiores devem ocorrer apesar do consumo mais fraco no país, ocasionado pela redução da atividade econômica. “O mercado de combustíveis no Brasil enfraqueceu por conta da redução da atividade geral na economia e isto deve continuar nos próximos meses”, explicou o presidente da consultoria, Plinio Nastari, em entrevista à Reuters.

Fonte: Reuters

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram