JornalCana

Brasil vai importar 200 milhões de litros de etanol

O Brasil deverá importar cerca de 200 milhões de litros de etanol anidro dos Estados Unidos para o abastecimento do mercado no mês de abril, de acordo com informação do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz. Segundo ele, o etanol foi importado por grandes produtores e será utilizado para ser misturado à gasolina. A expectativa é de que os primeiros navios cheguem no início de abril. Vaz explica que os últimos aumentos do etanol hidratado fez com que as vendas do combustível nos postos recuassem perto de 40% nos postos nos últimos dias. “Também já verificamos um aumento no uso da gasolina”, disse.

As chuvas também estão atrapalhando o início da colheita em usinas que possuem cana já pronta

Com a expectativa de aumento do consumo da gasolina, o etanol anidro importado será utilizado pa ra ser misturado na proporção de 25% neste volume novo que será consumido. Segundo Vaz, a Petrobras afirmou que está preparada para elevar de forma vigorosa a oferta da gasolina nas próximas semanas à medida que o consumidor for migrando do hidratado para o combustível fóssil, o que já vem sendo registrado com maior força nos últimos dias. Neste ano, a alta gradual dos preços do hidratado fez com que a migração do combustível renovável para a gasolina fosse mais lenta.

Segundo o economista Plínio Nastari, consultor da Datagro, estes embarques de anidro importado serão pontuais e a maioria tem como destino o Nordeste brasileiro, região mais próxima dos Estados Unidos e onde o etanol chega mais barato por conta do menor frete. “Este etanol importado será utilizado para ser misturado na gasolina no Nordeste, substituindo o produto que seria trazido do Centro-Sul”, disse. Nastari afirma que a paridade atual torna vantajosa a importação de etanol norte-americano para o Nordeste.

A expectativa é de que etanol hidratado da nova safra 2011/12 comece a entrar no mercado a partir do final de abril e início de maio, em função do atraso do início da colheita no Centro-Sul Tradicionalmente iniciado em março, a seca registrada em 2010 atrasou o desenvolvimento da cana-de-açúcar, que deve ficar pronta para o corte apenas a partir da segunda quinzena de abril As chuvas também estão atrapalhando o início da colheita em usinas que possuem cana já pronta. A Somar Meteorologia previu que o clima voltará a ficar ideal para a colheita nas regiões produtoras do Centro-Sul apenas em 11 de abril.

Petrobras vai importar cerca de 1,5 mi de barris de gasolina

Por Kelly Lima

Rio (AE) – A Petrobras vai importar no mês de abril algo próximo de 1,5 milhão de barris de gasolina, disse hoje o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa. O volume equivale a metade do total importado em todo o ano passado. O primeiro carregamento de gasolina importada chega ao Brasil em 15 de abril, dia que marca o i nício da safra de cana-de-açúcar. A importação será necessária para atender ao aumento do consumo verificado especialmente no mês de março, por conta da migração do consumidor de etanol para gasolina.

“Não sabemos ainda por quanto tempo os preços do etanol vão se manter altos e até mesmo quanto tempo vai levar para o etanol da nova safra chegar ao mercado. Por isso é melhor prevenir, porque não pode haver falta de combustíveis”, afirmou Costa. Segundo ele, a gasolina será armazenada e utilizada em caso de necessidade. O diretor destacou que os produtores estão prometendo ao mercado que o etanol deve chegar no dia primeiro de maio ao mercado.

“Há uma volatilidade muito alta com relação ao mercado e não sabemos a que preço este etanol vai chega e como o consumidor vai se comportar”, disse, admitindo a possibilidade de a estatal vir a importar novas cargas de gasolina ao longo dos próximos meses, caso seja necessário. Segundo ele, o consumo de combustíveis aumentou em mé dia em 4,5% no primeiro trimestre deste ano ante o mesmo período no ano passado. Ele não soube dizer o porcentual de elevação da demanda de gasolina, mas disse que está num ritmo bastante aquecido. O Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis já estima uma queda de 40% do consumo do etanol no período, porcentual que migrou para o consumo de gasolina.

Costa afirmou que o preço da gasolina negociada no mercado internacional “foi bastante razoável”. “Os preços da gasolina não estão muito aquecidos”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram