JornalCana

Brasil usará biomassa para gerar eletricidade

O Governo brasileiro cadastrou 118 projetos interessados em gerar eletricidade a partir da queima de biomassa (bagaço e palha de cana-de-açúcar e resíduos vegetais), que pode gerar 7.800 megawatts nos próximos anos, informou hoje a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Os projetos participarão do primeiro Leilão de Energia de Reserva, que o Governo realizará em 30 de abril, explicou o EPE em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

A quantidade de energia que deverá engrossar a oferta do Sistema Interligado Nacional entre 2009 e 2010 é pouco inferior à capacidade conjunta das represas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, perto da fronteira com a Bolívia.

O complexo hidrelétrico terá investimentos de US$ 11 bilhões e deverá começar a produzir eletricidade a partir de 2012, com 3.150 megawatts com as primeiras turbinas de Santo Antônio, segundo os planos oficiais.

Os projetos cadastrados para participar do leilão são de nove estados, sendo que o maior número está em São Paulo, com 64 usinas que produzirão 4.184 megawatts.

Em seguida vêm Goiás, com vinte usinas e 1.665 megawatts, e Mato Grosso do Sul, com dez usinas e 803 megawatts.

A EPE cadastrou interessados para a entrega de 1.869 megawatts a partir de 2009 e de outros 6.711 megawatts a partir de 2010.

Os contratos de entrega de energia serão outorgados com prazo de 15 anos e têm o objetivo de “aumentar a segurança e a garantia da provisão de energia elétrica ao país”, segundo a EPE. EFE ol/db

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram