JornalCana

Brasil terá certificado socioambiental para álcool

O Brasil pretende instituir a certificação socioambiental para o etanol num prazo de três a quatro anos, informou, na semana passada, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, a um grupo de parlamentares da Baviera, na Alemanha, que veio conhecer a cadeia produtiva sucroalcooleira, de acordo com comunicado do ministério.

Durante o encontro, o ministro disse que a meta do país para os próximos 10 anos é aumentar a área plantada de cana-de-açúcar destinada à produção de álcool combustível de 3 milhões de hectares para 9 milhões de hectares.

Stephanes informou que a adoção da certificação socioambiental é uma das medidas a serem adotadas pelo governo federal para atestar ao mercado consumidor, interno e externo, que o álcool combustível foi processado a partir de cana procedente de canaviais, onde os proprietários obedecem as normas ambientais e cumprem a legislação trabalhista, ainda segundo comunicado do Ministério da Agricultura.

A agropecuária brasileira ocupa hoje cerca de 300 milhões de hectares. Do total, quase 180 milhões são destinados a pastagens, onde há ao redor de 40 milhões de hectares degradados. O ministro lembrou que atualmente as lavouras da cultura da cana totalizam 6 milhões de hectares.

Stephanes reiterou ainda a intenção do governo de transferir tecnologia para instalar usinas na América Central e na África, que têm condições climáticas semelhantes às do Brasil. O ministro disse também que o Brasil está negociando com o Japão um acordo para fornecimento de álcool combustível.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram