JornalCana

Brasil tem exportado menos etanol em 2014

Em julho, valor exportado foi 90,7 milhões de litros de etanol, redução de 74,1%
Em julho, valor exportado foi 90,7 milhões de litros de etanol, redução de 74,1%

Cerca de 70% das exportações brasileiras de etanol tem como destino os Estados Unidos. São eles os maiores compradores do biocombustível nacional, condição que torna preocupante os números revelados pelo MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em julho deste ano foram exportados 90,7 milhões de litros de etanol, valor 74,1% menor em comparação aos 350,5 milhões de litros embarcados em julho de 2013. A queda é contínua, haja visto que em junho deste ano foram comercializados 167,3 milhões de litros, volume 45,8% menor.

Tudo começou com a proposta da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency – EPA) de redução no volume de biocombustíveis avançados consumidos anualmente naquele país em cerca de 40%. A proposta ainda não foi referendada pelo governo americano. Ela funciona como uma Medida Provisória no Brasil, à espera do parecer final. Contudo, até que isso aconteça, dita as regras do mercado.

“Todos estão obedecendo essa proposta. Desde janeiro tínhamos a expectativa de que o governo interferiria no caso, mas até o momento não aconteceu. No segundo semestre, ainda que haja mudanças, não altera os números deste ano, já que o período de maior exportação é maio e junho”, afirma Martinho Seiiti Ono, diretor presidente da SCA Trading.

A matéria completa você acompanha na edição 248 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram