JornalCana

Brasil: Substituição da gasolina pelo etanol diminui emissões de gases em 73 por cento

A substituição da gasolina pelo etanol de cana-de-açúcar pode diminuir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global até 73 por cento, revela um estudo terça-feira tornado público em São Paulo.

O estudo da estatal Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), citado pelo jornal Valor Económico, reforça a tese de que o etanol emite menos gases, como o dióxido de carbono, do que os derivados de petróleo.

O levantamento levou em consideração as emissões de gases dos veículos e também os poluentes lançados na atmosfera durante todo o processo de produção, processamento e distribuição do combustível.

De acordo com os investigadores da Embrapa, o processo de extracção e de refinação do petróleo é mais poluente do que o cultivo e o processamento da cana-de-açúcar.

No ano passado, o Brasil exportou 5,16 mil milhões de litros de etanol de cana-de-açúcar, o maior volume da história, resultado de um aumento de 46 por cento em relação a 2007.

As exportações de etanol renderam ao país 2,46 mil milhões de euros, montante quase duas vezes maior do que as vendas de gasolina ao estrangeiro da estatal brasileira Petrobras.

O principal mercado continua sendo os Estados Unidos, com quase metade do total vendido pelo Brasil, o maior exportador mundial de etanol.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram