JornalCana

Brasil quer formalizar acordo com Rússia na OMC

O Brasil vai aproveitar o momento oportuno em que a Rússia tenta entrar na Organização Mundial de Comércio (OMC) para formalizar acordos de exportação de carne, atualmente realizados na informalidade.

O secretário de Comércio Exterior, Márcio Fortes, informou que o governo brasileiro já tem uma lista de produtos para o estabelecimento de cotas entre os dois países. O destaque, a carne bovina, tomará a maior parte das negociações em Genebra.

“A idéia agora é retomar as negociações, pois alguma decisão precisa ser tomada sobre a relação Brasil-Rússia. O problema, no caso específico das carnes, é que a rússia já assinou acordos com a União Européia e Estados Unidos, definindo acesso a mercado. Estou querendo que o Brasil também tenha acesso definido no mercado russo”, afirmou Fortes.

O Brasil já exporta cerca de 550 mil toneladas de carne bovina aos russos, mas as vendas têm sido tratadas sem acordo formal. “Era negociação informal, sem documento, somente na base empresarial, no fio do bigode”, disse Fortes.

A preocupação do governo brasileiro é definir cotas de importação pela Rússia antes de que o país providencie regras de importação próprias, o que está sendo previsto para acontecer entre 2006 e 2009.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram