fbpx

Brasil proporá selo para o etanol

O governo brasileiro considera que um selo sócio-ambiental para o etanol será uma garantia suficiente para que a União Européia aceite o biocombustível brasileiro como sustentável.

Foi o que indicou ontem o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, ao reagir à cobrança do presidente da Comissão Européia, José Durão Barroso, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faria bem em dar garantias de que o etanol brasileiro não destrói a floresta e não substitui produção agrícola, para poder se expandir internacionalmente.

A idéia em Bruxelas é de arrancar do Brasil essa garantia através de um acordo bilateral. Amorim, porém, não vê necessidade disso, embora não o descarte. O selo sócio-ambiental pode vir através da certificação anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando passou no ano passado em Bruxelas.

Barroso disse que a UE quer estimular sobretudo o etanol de segunda geração, que não concorre com a produção de alimentos. Lula deve insistir hoje que o etanol brasileiro já tem características que se assemelham a essa situação.

Os biocombustíveis continuam no debate, mas na declaração do G-5 ontem o presidente do México, Felipe Calderón, coordenador do grupo, não mencionou uma só vez o termo etanol.

Amorim disse, porém, que Lula abordou a produção do biocombustível tanto com Calderón quanto com os presidentes da China e da Coréia do Sul, com os quais teve reuniões bilaterais.

O chinês acenou também com aumento da cooperação na área de satélites. E o coreano acenou interesse pela licitação do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, em bilateral com o primeiro-ministro do Japão, Lula poderá reiterar a demanda de “estímulo” do governo japonês para empresas nipônicas investirem no Brasil, como ficou acertado durante a definição do modelo de TV digital.

O ministro Miguel Jorge chegou a qualificar o acordo que o Brasil fez com o Japão, na época, de puro “blá-blá-blá”. Amorim reagiu ontem dizendo que já viu muito “blá-blá-blá” se transformar em realidade. (AM)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X