JornalCana

Brasil produzirá cana-de-açúcar suficiente para abastecer mercado

A produção nacional de cana-de-açúcar cresceu 58% nos últimos dez anos e ocupa, no momento, área de 5,922 milhões de hectares. “Temos condições de aumentar a produção ainda mais, de acordo com a demanda dos mercados interno e externo, pois o setor é ágil, rápido e tecnicamente qualificado”, afirmou o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu Costa Lima, ao anunciar o segundo levantamento de campo, feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre as perspectivas de produção de cana-de-açúcar na safra agrícola 2005/2006.

Segundo Lima, a forte estiagem no Sul e no Nordeste determinou redução de 10,1 mil toneladas (2,26%) em relação à previsão anterior, realizada em maio. Apesar disso, a estimativa de colheita para este ano, 440 milhões de toneladas, ainda é 5,7% maior que a produção do ano passado, de 416,2 milhões de toneladas.

Lima lembra que 55,2% da produção nacional, em 2004, foram transformados em 26,5 milhões de toneladas de açúcar e 44,8% da cana resultaram em 15,1 bilhões de litros de álcool. Os restantes 9,7% da produção foram destinados à fabricação de cachaça, rapadura, ração animal, sementes e outros.

O açúcar gerou exportações de US$ 2,5 bilhões e o álcool de US$ 500 milhões, segundo ele, mas a tendência é de essas receitas aumentarem, em razão do crescente interesse mundial, principalmente no que se refere ao álcool. “É a forma mais simples de substituir a gasolina, e o Brasil está na frente de todos no domínio dessa tecnologia”, disse ele.

A perspectiva para este ano é de produção de 27,2 milhões de toneladas de açúcar e de 17 bilhões de litros de álcool, dos quais 9,3 bilhões de litros de álcool anidro, usado na mistura com a gasolina, e 7,4 bilhões de álcool hidratado, que vai direto para o tanque do carro. É álcool suficiente para abastecer os 60% da produção nacional de carros que hoje saem de fábrica com tecnologia “flexpower” bem como para atender a demanda externa, de acordo com o secretário.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram