JornalCana

Brasil precisa de ações urgentes para atender demanda por etanol

Estimativas de produção de cana abaixo da esperada nesta safra estão preocupando o setor, que nos últimos três anos não investiu adequadamente na lavoura e, consequentemente, tem crescido menos do que o necessário. No entanto, a demanda por etanol continua crescendo de forma vertiginosa.

O crescimento médio de cana nos últimos três anos ficou abaixo de 3%, enquanto a frota brasileira de veículos leves aumentou pelo menos 8% ao ano. Desses, 90% são flex. Segundo especialistas, a frota projetada para 2017/18 terá de 70% a 75% de veículos flex. Sendo assim o consumo potencial será de 54 bilhões de litros de etanol.

Para atender essa demanda, as usinas e destilarias brasileiras precisariam processar de 900 mil a 1 milhão de toneladas de cana, com investimentos na ordem de US$ 60 bilhões nos próximos seis anos. A tarefa não é fácil e depende de esforços conjuntos entre empresários, governo de mais atores da cadeia produtiva do etanol.

Em entrevista ao JornalCana, o professor de Estratégia da FEA USP de Ribeirão Preto, SP, Marcos Fava Neves, afirma que é preciso recuperar os canaviais, expandir os greenfields em operação e investir em novas usinas. “São necessárias mais de 100 usinas necessárias nesta década”.

Confira matéria completa na edição 212 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram