JornalCana

Brasil pode ter energia 93% renovável até 2050

O Greenpeace e o Conselho Europeu de Energia Renovável (Erec, na sigla em inglês) afirmam em relatório que o Brasil tem condições de possuir uma matriz energética 93% renovável até 2050. Segundo o documento, atualmente a matriz elétrica nacional é 88% renovável, podendo subir 5 pontos percentuais nos próximos 40 anos caso fontes como energia eólica, biomassa e hidrelétrica sejam priorizadas.

O texto foi apresentado nesta terça-feira (30) durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16), realizada em Cancún, no México.

Para o responsáveis pelo relatório “[R]evolução Energética – A caminho do desenvolvimento limpo”, é possível eliminar, em 40 anos, todas as termelétricas movidas a óleo diesel, carvão e material nuclear no Brasil, além de diminuir a participação das que operam

com gás natural.

O Greenpeace também afirma que a matriz renovável poderia crescer sem alterar o PIB brasileiro e representando uma economia de R$ 1 trilhão entre 2010 e 2050, na comparação com o cenário de referência, com uso de fontes fósseis e baseado nos planos do governo para o período.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram