JornalCana

Brasil participa da convenção sobre mudanças climáticas

Uma delegação do Ministério das Relações Exteriores está representando o Brasil na 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas (COP9), a reunião anual das Nações Unidas para discutir a implementação da Convenção Quadro de Mudança Global do Clima. A reunião está acontecendo em Milão, Itália, de 1 a 12 de dezembro.

No dia 04, em um evento paralelo à 9ª COP, a organizado pela Agência Suéca de Energia (STEM) e intitulado “Key Issues in Operationalising CDM Projects” (“Assuntos-chave na Operacionalização de projetos de CDM”), a Econergy Brasil, que faz parte da delegação brasileira, apresentará aos participantes as experiências no desenvolvimento de transação de créditos de carbono entre o setor privado brasileiro e o setor estatal daquele país.

De acordo com o diretor da Econergy, os exemplos apresentados pela empresa referem-se às Usinas sucroalcooleiras Vale do Rosário, Santa Elisa e Moema. Para estas usinas, a Econergy desenvolveu a metodologia de cálculo e monitoramento das reduções de emissão de gás carbônico a partir da cogeração de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Estas metodologias foram aprovadas pelo Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Secretariado de Mudança Climática das Nações Unidas no último dia 28 de novembro.

Diniz Junqueira explica que de 2003 a 2009, a Companhia Energética Santa Elisa poderá obter cerca de 660.000 RCE’s – Reduções Certificadas de Emissões (créditos de carbono). Ao preço de US$ 5 a RCE, valor negociado pela Econergy com o comprador europeu, o valor total dos ativos chega a US$ 3,3 milhões.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram