JornalCana

Brasil, Japão e Moçambique se unem para implementação de tecnologia na África

Na última quarta-feira, 4 de julho, foi lançado em Brasília, o Fundo de Investimentos em Agricultura para o Corredor de Nacala que beneficiará a província de Nampula, no norte de Moçambique. 

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, destacou a importância da parceria entre governos (Brasil, Japão e Moçambique), iniciativa privada e instituições. “Não há mais espaço para ações isoladas. O que vemos aqui é a união de três países em busca do desenvolvimento agropecuário, por meio da pesquisa, da transparência de tecnologia, da busca de novos empreendedores e da implantação de projetos sustentáveis” destacou. 

Segundo o ministro, o Fundo de Investimentos será uma oportunidade à população daquele país de adquirir experiências em sistemas de produção ambientalmente corretos e economicamente viáveis.

O ministro também fez referência à criação da Agência de Assistência e Extensão Rural, que mereceu destaque da presidenta Dilma na semana passada durante divulgação do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013. Segundo ele, a intenção com o instrumento é aliar a pesquisa à assistência técnica para levar mais eficiência ao campo. “O produtor rural precisa ter as condições necessárias para seguir produzindo e fazer uso das tecnologias que estão à sua disposição”, salientou.

Sobre o Fundo

O Fundo de Nacala é um projeto que visa promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico ao longo do Corredor de Nacala, usando a experiência do Brasil na área do agronegócio. Está ligado ao programa de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento da Agricultura nas Savanas Tropicais em Moçambique (Pró-Savana), que tem como parceiros o Brasil e o Japão.

img2486

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram