JornalCana

Brasil formaliza apoio para entrada da Rússia na OMC

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou nesta terça-feira que o Brasil dará apoio formal para a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A informação consta na declaração conjunta entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente russo, Vladimir Putin, divulgada durante a visita da delegação brasileira à Rússia.

“(Os presidentes) registraram com satisfação a conclusão das negociações bilaterais sobre acessão da Rússia à Organização Mundial do Comércio cuja efetivação possibilitará o fortalecimento do sistema mundial do comércio e das relações econômico-comerciais bilaterais”, diz o item quatro da declaração assinada pelos dois mandatários.

O ministro Amorim se recusou a revelar alguns termos mais relevantes do acordo que permitiram a efetivação do apoio formal. Ele argumentou que os dados são sigilosos.

Duas das principais demandas do Brasil para apoiar a Rússia são uma maior abertura da Rússia para o mercado de carnes e de açúcar brasileiros.

Em relação à carne, o Brasil alega que a cota fornecida pela Rússia é pequena demais. A Rússia é o principal destino individual para a carne brasileira bovina e suína.

No caso do açúcar, a Rússia é o principal comprador do Brasil, mas vem diminuindo as importações após a introdução de um sistema novo de taxação.

Com relação ao setor de carnes, Amorim disse apenas que a Rússia poderá aplicar um regime de tarifas às suas importações ou aumentar a cota do Brasil para a venda de carne brasileira ao país.

“A solução foi bastante satisfatória dentro do que era possível. Dentro do realismo tenho certeza de que haverá acesso a mercado”, disse o ministro a jornalistas na embaixada do Brasil em Moscou.

“Caminhamos ou para o regime de tarifas ou para ampliação das cotas”, afirmou.

Os pontos mais relevantes do acordo foram fechados, segundo o ministro, na última hora, durante reunião dos presidentes com ministros de Estado de ambos países.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram