JornalCana

Brasil fecha 1ª venda de álcool para o Japão

Coroando a estratégia brasileira de vender etanol aos japoneses, a cooperativa Copersucar fechou ontem a primeira venda de álcool combustível para o mercado japonês já feita por uma empresa nacional. A distribuidora independente Kotobuky Nenryo Co. encomendou 15 milhões de litros de álcool, o que significa um negócio de R$10,5 milhões, levando-se em consideração a cotação de R$0,70 por litro de álcool ontem no mercado brasileiro.

O presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Hermelindo Ruete de Oliveira, afirmou que a operação é um pedido de compra e se concretizará em dois meses, com o embarque da mercadoria. Disse ainda que o álcool será usado em testes de mistura à gasolina.

— O Japão autorizou a adição de até 3% de álcool à gasolina vendida no país para reduzir a emissão de poluentes e atingir as metas fixadas pelo protocolo de Kioto. Acreditamos que, com a adesão dos postos de gasolina ao programa, o Brasil estará exportando regularmente álcool para o Japão — disse Oliveira.

O etanol foi citado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em quase todos os encontros de sua viagem de seis dias à Coréia do Sul e ao Japão, que se encerra hoje. Lula falou pessoalmente com o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, que prometeu estimular o consumo no país enquanto o hidrogênio não ganha escala comercial como combustível.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que o governo japonês considera importante o uso do etanol como combustível limpo. A afirmativa também foi feita por integrantes do governo do Japão, várias vezes, durante a viagem da comitiva brasileira.

A Petrobras assinou ontem com a Vale do Rio Doce e a Mitsui um acordo para estudarem, juntas, alternativas de construção de uma infra-estrutura de transporte de álcool das refinarias para os portos.

— Temos polidutos que podem ser ampliados para transportar álcool. Além disso, ficamos otimistas porque todas as empresas com as quais conversamos, Sumitomo, Mitsui, Mitsubishi e Marubeni, se disseram interessadas em desenvolver projetos conjuntos de distribuição e produção de etanol — informou José Eduardo Dutra, presidente da Petrobras.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram