JornalCana

Brasil economizou 315 mi de litros de diesel

O Projeto Economizar possibilitou a economia média anual de 315 milhões de litros do combustível em média por ano e evitou que 870 mil toneladas de partículas fossem lançadas na atmosfera, desde sua criação, em março de 1997. O projeto é desenvolvido atualmente em 21 estados do Brasil, envolvendo 130 mil veículos.

Idealizado para criar ações destinadas a reduzir o consumo de diesel e diminuir a emissão de gases na atmosfera dos veículos rodoviários de carga e de passageiros, o Economizar é uma parceria entre o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e de Gás Natural (Compete) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O gerente de Desempenho Energético da Petrobras, Carlos Augusto Arentz, disse que o Rio de Janeiro é o estado em que o Economizar mais avançou. Até agora foram feitas 100.428 aferições em veículos de 33 municípios fluminenses. Segundo Arentz, somente em 2004 houve uma economia de 191 milhões de litros diesel, no estado. Isso equivale a 25 dias de importação do produto ou um dia de consumo de diesel no país.

“Um dia é muita coisa. O diesel é um terço do consumo nacional de derivados. Em termos de diesel importado esses 191 milhões representam cerca de 25 dias de importação. Então o número é significativo”, disse. Arentz revelou que no ano passado foram consumidos no país 39 bilhões de litros de diesel.

De acordo com Arentz, a meta do projeto é conseguir a redução anual de 1% no consumo do combustível. Essa redução está influenciando a importação do produto, que vem apresentando quedas nos últimos anos. O gerente destacou que em 2003 foram importados 53 mil barris por dia, enquanto em 2004 foram 44 mil barris diários. “A tendência é a gente continuar diminuindo a importação de diesel”, completou.

A economia de consumo de diesel atinge também o controle interno da própria Petrobras. Arentz informou que, para cada barril de petróleo produzido, a empresa gasta atualmente 17% a menos de energia do que há 12 anos. “No caso da Petrobras, cada ano que deixo de consumir 1% em relação ao ano anterior, isso é alguma coisa na faixa de US$ 40 milhões. Isso é muito dinheiro”, disse.

O diretor de Marketing da Federação de Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, João Augusto Monteiro, a aferição dos veículos é feita constantemente e já atingiu 80 % da frota do estado. “Eu tenho a expectativa de que até 2007 ou 2008 a gente consiga estar com a aferição em 100%”, estimou.

Com o projeto, a Petrobras oferece apoio técnico às empresas de transporte rodoviário para promover a redução do consumo de diesel e da emissão de gases, o acompanhamento do consumo e a capacitação de motoristas e funcionários na manutenção dos veículos. A aferição é feita por técnicos treinados pela Petrobrás, que visitam periodicamente as empresas de transporte. Além da qualidade do diesel é verificada a quantidade e a qualidade da fumaça expelida pelos veículos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram