JornalCana

Brasil Ecodiesel ampliará o leque de setores na Bovespa

A Brasil Ecodiesel S.A., holding da Brasil Biodiesel, principal produtora de biodiesel no País, vai ampliar o escopo das empresas que integram o Novo Mercado, o nível mais avançado de governança corporativa da Bovespa. Esta semana, a companhia, com sede no Rio de Janeiro, registrou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedido para a realização de uma oferta pública de ações, a serem listadas no Novo Mercado.

Atualmente, 34 empresas fazem parte do Novo Mercado. O número é modesto comparado ao total de companhias que estão na Bovespa (cerca de 300). Em relação aos setores da economia que dele participam, porém, já permite que o investidor tenha uma vasta gama de opções de aplicação. Entre elas, setores de energia elétrica, saneamento básico, bancos, incorporação e construção, agronegócio, rodovias, tecnologia, seguros, cosméticos, mineração, varejo, laboratórios de análises clínicas, indústria calçadista e aviação.

Novos contratosA decisão de negociar ações na bolsa foi tomada depois que a Brasil Biodiesel conseguiu contratos de fornecimento de quase 60% do biodiesel que o governo leiloou nos últimos dez meses, ou cerca de 488 milhões de litros.

A companhia, no entanto, não informou um prazo nem os detalhes financeiros da operação, que será coordenada pelo Banco Fator. A companhia tem apenas uma fábrica em operação, no Piauí, com capacidade para produzir 45 milhões de litros anuais, além de outras cinco fábricas em construção, nos estados do Ceará, Bahia, Tocantins, Maranhão e Rio Grande do Sul, cada uma com uma capacidade de produção de 120 milhões de litros ao ano.

As principais matérias-primas usadas na produção de biodiesel são bastante variadas, óleo de mamona, soja, amendoim, sementes de algodão, sementes de girassol e pinhão manso. Até o momento, a Brasil Biodiesel alocou uma verba de aproximadamente US$ 100 milhões em investimentos às seis fábricas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram