JornalCana

Brasil e Suécia firmam acordo de cooperação em bioenergia

Os senadores aprovaram, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Decreto Legislativo (PDS 287/08) que acata memorando de entendimento celebrado entre o Brasil e a Suécia sobre cooperação na área de bioenergia, incluindo biocombustíveis.

Celebrado em Estocolmo no dia 11 de setembro de 2007, o acordo estabelece a criação de um grupo de trabalho para conduzir a implementação das iniciativas de cooperação conjuntas, prevendo ainda o auxílio a países em desenvolvimento no campo de biocombistíveis, bem como a participação de organizações multilaterais e bancos de desenvolvimento, visando à promoção de opções de energias renováveis.

Composto de nove artigos, o texto do acordo determina que os dois países devam encorajar a cooperação entre as respectivas organizações e instituições públicas e privadas envolvidas na pesquisa e no desenvolvimento de bioenergia, incluindo biocombustíveis.

O objetivo é alcançar melhor desempenho técnico, aumento da eficiência e promoção do desenvolvimento sustentável, destacou o relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador João Tenório (PSDB-AL).

O acordo possibilita também a cooperação com outros países e organizações multilaterais, para estimular o comércio bilateral nessa área. Segundo o relator, o grupo de trabalho encarregado dessa tarefa deverá ser composto por representantes de alto nível de cada governo.

Quanto aos custos do projeto, estão sujeitos à disponibilidade de fundos apropriados e serão pagos pelo participante, salvo acordo mútuo em contrário, explicou o senador.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram