JornalCana

Brasil e Paraguai assinam acordo para desenvolver biodiesel

Um memorando de entendimentos assinado entre os governos brasileiro e

paraguaio poderá incrementar as áreas técnico-industriais dos dois países no setor de biodiesel. O Brasil, pioneiro na utilização do álcool combustível, poderá transferir tecnologia para as indústrias paraguaias.

O memorando de entendimento foi assinado entre o Ministério do

Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil e o Ministério da Indústria do Paraguai, na quinta-feira, em Belo Horizonte, segundo informações da assessoria de comunicação do governo brasileiro.

A importância para o Paraguai é grande. O país é importador de petróleo e tem interesse em estimular o consumo de combustíveis alternativos, como o biodiesel e o álcool combustível. No álcool, os paraguaias já fazem a mistura na gasolina desde 1998. A mistura iniciou em 7%. Hoje atinge 18%.

O Brasil já possui acordo de cooperação industrial na área de biodiesel com a China e deverá assinar também com o Japão.

Com esse memorando assinado, os dois governos deverão realizar projetos específicos, formalmente aprovados pelo Mecanismo de Consultas do Mercosul.

Os dois países poderão fazer a indicação de entidades que se encarregarão da implementação dos projetos.

Brasil e Paraguai também farão uma avaliação das modalidades alternativas de envolvimento de empresas brasileiras e paraguaias, com o objetivo de propiciar as condições adequadas para a efetiva transferência de tecnologia do Brasil para o Paraguai.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram