Mercado

Brasil é o quarto país em número de contenciosos na OMC

Apesar de responder por menos de 2% do comércio mundial, o Brasil é o quarto país com maior número de queixas apresentadas na Organização Mundial do Comércio (OMC), atrás apenas dos Estados Unidos, da União Européia (UE) e do Canadá. Enquanto EUA e UE mantêm de 15 a 16 contenciosos simultaneamente, o Brasil e o Canadá têm de quatro a cinco queixas em alguma fase do sistema de controvérsias da OMC. Os números foram apresentados pelo coordenador da área de contenciosos do Itamaraty, Roberto Azevêdo, em seminário realizado hoje no Rio sobre os dez anos da OMC.

Na palestra de abertura, o ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia também destacou o papel relevante do Brasil nas controvérsias da OMC.

– Nos últimos 12 anos, não aconteceu quase nada em termos de negociações multilaterais. Seattle e Cancún foram um fracasso e houve apenas êxitos parciais em Doha. Mas no campo das soluções de controvérsias surgiram verdadeiras revoluções. A estratégia ousada do Brasil e de outros países no algodão contra os EUA e no açúcar contra a UE produziram conseqüências que, numa mesa de negociações, levariam décadas para ocorrer – afirmou Lampreia, no seminário promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e a OAB/RJ.

Banner Revistas Mobile