JornalCana

Brasil e Índia iniciam acordos comerciais

O Brasil apresentou à Índia a lista para consulta de produtos que deseja ver liberalizados dentro de um acordo básico de preferências fixas. A lista inclui 1,7 mil produtos, entre eles, do setor agrícola, máquinas, automóveis e álcool. Numa primeira etapa, seriam liberalizados cerca de 100 produtos de cada lado. Na lista de produtos indianos apresentada ao Brasil estão 1,6 mil produtos, dentre os quais, eletroeletrônicos, têxteis e softwares.

O acordo deve ser assinado até 30 de junho. “Expandiria muito o comércio porque há produtos que não são exportados devido às altas tarifas, como é o caso do etanol. Mas nem todos os pedidos serão atendidos de imediato”, disse ontem o ministro Régis Percy Arslanian, chefe do departamento de Negócios Internacionais do Ministério das Relações Exteriores.

O acordo comercial básico entre Brasil e Índia foi acertado durante viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país em janeiro deste ano. Mas ficaram faltando quatro pontos para serem negociados: salvaguardas, solução de controvérsias, solução de produtos e regras de origem. O ponto de negociação menos adiantado é o de solução de origens. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram