JornalCana

Brasil e Honduras fecham acordos

Lula vai dar assistência técnica a Honduras para impulsionar a fabricação de biocombustível no país

Tegucigalpa (Honduras) – Os presidentes de Honduras e do Brasil, Manuel Zelaya e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fecharam ontem um convênio de assistência técnica ao país centro-americano para impulsionar a fabricação de biocombustível.

– O Brasil está disposto a cooperar com Honduras, seja no setor de etanol, seja no setor de biodiesel – afirmou Lula depois da reunião entre os presidentes.

O governo brasileiro pretende enviar especialistas e empresários do setor para promover a produção de biocombustível em Honduras, pois acredita que seu desenvolvimento constitui uma alternativa de geração de energia imprescindível para o progresso econômico e social dos países. Lula chegou por volta das 10h da manhã ao aeroporto de Tegucigalpa, onde foi recebido por seu colega hondurenho.

Os presidentes tiveram uma reunião e depois os chanceleres Celso Amorim (Brasil) e Milton Jiménez (Honduras) fecharam oito acordos, na maior aproximação desde que as duas nações estabeleceram relações diplomáticas em 1906. Foi assinada uma declaração de cooperação técnica nas áreas de produção e uso do etanol combustível, assistência jurídica em matéria penal e capacitação técnica em sistemas de produção pecuária e organização de redes agroalimentares nas áreas de carne, leite, suinocultura e avicultura. Os dois países também se comprometeram a implementar um banco de leite materno em Honduras, compartilhar conhecimentos sobre os sistemas de saúde pública, ajudar a gestão de recursos hídricos no país da América Central.

Zelaya agradeceu a visita de Lula e por ele ter negociado, junto com outros países, o perdão da dívida de Honduras, de US$ 1,4 bilhão, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O presidente brasileiro faz uma viagem pela América Latina passando por México, Nicarágua, Jamaica e Panamá. As informações são do portal G1.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram