Mercado

Brasil e Estados Unidos vão se unir para comercializar etanol para terceiros mercados

Pela primeira vez o Brasil e os Estados Unidos vão se unir na comercialização de etanol para terceiros mercados. A informação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que está em Washington participando da XIII Reunião Interamericana sobre Saúde e Agricultura.

Rodrigues disse que a produção anual de etanol nacional, a partir da cana de açúcar, é de 12,6 bilhões de litros, enquanto que a americana é de 8 bilhões de litros, a partir do milho.

Outro ponto destacado pelo ministro é a criação do Conselho Agrícola do Sul, formado por seis países – Chile, Bolívia, Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai – que vão trabalhar ações coletivas voltadas para as defesas animal e vegetal, além de negociações internacionais. Acrescentou que nos próximos dias 30 e 31 de maio, o grupo vai se encontrar em Brasília.

O ministro, que esteve reunido com a secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Ann Veneman, afirmou que o encontro foi positivo e que a expectativa é de que, depois da visita, em julho próximo, pelo pessoal da Defesa Sanitária americana, seja feita a abertura de mercado para a carne in natura brasileira pelos EUA, já em meados de 2004. O Brasil exporta apenas carne bovina processada para aquele país.

Roberto Rodrigues explicou, ao defender a abertura de mercado norte-americano aos produtos in natura brasileiros, que 83% do rebanho nacional de 170 milhões de cabeças estão livre de aftosa com vacinação e que já foram investidos mais de 2 bilhões de dólares em programas de sanidade.

Banner Revistas Mobile