O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Roberto Perosa, cumpriu agenda internacional em Washington D.C. essa semana.
Na embaixada do Brasil em Washington, Perosa manteve encontro com os adidos agrícolas brasileiros lotados na América do Norte: Adriane Reis Cruvinel (México), Filipe Guerra Lopes Sathler (EUA) e Paulo Márcio Mendonça Araújo (Canadá).
Na pauta da reunião, ocorrida na última quarta-feira (22), foram tratados temas em curso nas respectivas adidâncias e ações futuras que possam ser desenvolvidas em prol do agronegócio brasileiro junto a esses três países.
A delegação brasileira, chefiada pelo secretário Perosa, também participou na quinta-feira (23) e sexta-feira (24) do 99º USDA Outlook Forum, evento tradicional do Departamento de Agricultura dos EUA que trata, principalmente, de perspectivas de mercado.
LEIA MAIS > Subsídio à gasolina é inconstitucional alerta Unica
No evento, mais de 100 líderes agrícolas e especialistas no assunto discutem as principais questões que afetam o setor, incluindo, a previsão inicial do USDA para a produção agropecuária, mercados de commodities e comércio internacional em 2023.
Outros temas como a situação da renda agrícola dos Estados Unidos, Agricultura inteligente para o clima, desafios e soluções da cadeia de suprimentos e perspectiva dos preços dos alimentos também estão na pauta do evento.
Ainda no dia 23, foi realizado o encontro bilateral entre Brasil – Estados Unidos. O representante do Mapa manteve audiência com a subsecretária de Agricultura para Comércio e Assuntos Agrícolas Estrangeiros do Departamento de Agricultura dos EUA, Alexis Taylor.
Na ocasião, eles trataram de assuntos de interesse da pauta bilateral entre os países, que incluíram acesso a mercado e facilitação comercial.