JornalCana

Brasil deverá triplicar exportação de álcool em 7 anos

O Brasil pretende quase triplicar suas exportações de etanol durante os próximos sete anos e necessitará de investimentos da ordem de aproximadamente US$ 13,4 bilhões para aumentar sua produção, disse o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, às agências internacionais.

Brasil pretende mais do que dobrar sua produção de etanol para 35 bilhões de litros, disse Guedes em entrevista a agências internacionais em Tóquio. As exportações do país poderão corresponder a cerca de 10 bilhões de litros.

O Japão, que está sendo pressionado para definir medidas decisivas e reduzir suas emissões de gases geradores do efeito estufa, ampliará sua utilização de combustíveis menos nocivos ao meio ambiente.

O Brasil prevê construir 89 novas usinas produtoras de etanol durante os próximos sete anos, disse Guedes. Durante esse período, a produção de cana-de-açúcar do país deve subir para 627 milhões de toneladas, a partir das 427 milhões de toneladas atuais, segundo Guedes.

Em reunião com líderes empresariais japoneses realizada em Brasília no último dia 7 de março, Guedes disse que o Brasil pode assegurar o fornecimento de etanol para o Japão caso o país asiático passe comercializar gasolina com uma mistura obrigatória de 3 por cento desse combustível.

A Nippon Oil Corp., a maior refinaria de petróleo do Japão, e suas concorrentes japonesas pretendem começar no mês que vem vendas-teste de gasolina misturada com etbe, aditivo fabricado com etanol produzido a partir de vegetais acrescido do produto químico isobutileno.

O governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pretende aumentar o uso de etanol por parte do Japão para 500 milhões de litros até 2010, como parte dos esforços para atingir a meta de redução de suas emissões fixada pelo Protocolo de Kyoto. Segundo o acordo, o Japão prometeu reduzir suas emissões de gases geradores do efeito estufa em 6% até 2012, em relação aos níveis praticados em 1990, para ajudar a combater as alterações climáticas no planeta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram