JornalCana

Brasil deve buscar acordos bilaterais

Após o fracasso da Rodada Doha, os caminhos que o Brasil têm a seguir são o de investir em sua própria competitividade e o de realizar acordos bilaterais. A avaliação é do coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

“O Brasil e qualquer outro país agrícola exportador têm muito a perder com o fato de não haver o acordo de Doha. Mas é uma perda nos médio e longo prazos. Agora, nós temos que compensar essas perdas do futuro investindo já na lição de casa e em acordos bilaterais. O México explodiu em termos de exportações por meio de acordos bilaterais, o Chile também”, avaliou no dia 30 (quarta-feira), em entrevista à Agência Brasil.

Rodrigues destacou, no entanto, que, mesmo sem acordos comerciais fechados, o país está se saindo muito bem no comércio internacional de agricultura. “Nos últimos 10 anos, nós dobramos as exportações de soja, quintuplicamos as de carne, triplicamos as de açúcar, multiplicamos por 300% as de milho e assim por diante. Sem acordo nenhum. Isso porque a agricultura brasileira foi eficiente, foi competitiva, foi capaz de crescer”, afirmou.

Apesar do desempenho favorável do setor nos últimos tempos, a recomendação do ex-ministro é a de não deixar de lado a “lição de casa”. “Mais tecnologia, mais qualidade, defesa sanitária, rastreabilidade e certificação de produtos, mais agregação de valor, mais gestão no processo produtivo, logística e infra-estrutura, que é um gargalo terrível”, advertiu Rodrigues.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram