JornalCana

Brasil começa a negociar venda de carne para países asiáticos

Começam na próximo segunda-feira as negociações com autoridades do Japão, Coréia do Sul e Taiwan, para garantir a abertura desses mercados para a carne brasileira. Hoje, uma missão liderada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, viaja para a Ásia.

Acompanhado por representantes da cadeia produtiva de carnes bovina, suína e de frango, Tadano fará palestras sobre a situação sanitária da pecuária nacional. Os três países se tornaram potenciais compradores dos produtos brasileiros, a partir da ocorrência do mal da vaca louca nos Estados Unidos, principal fornecedor de carne bovina para a Ásia.

Conforme o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o mercado asiático compra hoje cerca de 450 mil toneladas de carne bovina por ano dos Estados Unidos. Só o Japão importa 130 mil toneladas/ano do produto americano. Ele lembrou que o Brasil está discutindo a abertura do mercado dos Estados Unidos para a carne bovina “in natura”.

Uma missão técnica dos Estados Unidos visitará frigoríficos brasileiros em fevereiro, dando prosseguimento ao processo para autorizar o país a exportar carne verde para o mercado americano. O ministro acredita que as negociações estejam concluídas até o final deste semestre.

Na avaliação de Rodrigues, o cenário é favorável ao Brasil, não só em relação à carne bovina. Ele acredita que num aumento da demanda interna americana por frango, em razão da doença da vaca louca. Isso, para ele, deve abrir espaço ao frango brasileiro em outros mercados, como o russo, por exemplo.

O ministro projetou ainda um crescimento nas exportações de milho e de soja, em conseqüência do problema sanitário enfrentado pela pecuária americana. Como efeito do surgimento da vaca louca nos Estados Unidos, Rodrigues estima que as exportações brasileiras do complexo carnes possam crescer em US$ 600 milhões neste ano, chegando a US$ 4,6 bilhões. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram